Comida, cultura e sociedade - Vol. 15

Os alimentos como objeto de estudo para explorar e compreender o mundo vem percorrendo, ao longo dos anos, o interesse dos pesquisadores que dialogam a partir das disciplinas das Ciências Humanas e Sociais, trazendo importantes contribuições para o campo da Alimentação e Nutrição. Os chamados "estudos alimentares" ou "estudos de alimentos" atravessam diferentes áreas de conhecimento de forma simultânea e isso é interessante no sentido de multiplicar questões substanciais sobre os fenômenos que afligem as sociedades, como por exemplo, as preocupações éticas, estéticas e morais sobre questões relacionadas à produção e consumo de alimentos. Nesta coletânea, propomos continuar a compartilhar o resultado das discussões que estão sendo realizadas no âmbito dos estudos sobre os alimentos na cultura, contribuindo na divulgação da produção do conhecimento e fortalecimento das pesquisas que conectem os mundos social e biológico (material) com o mundo subjetivo e virtual em que vivemos, sempre através da comida. As fronteiras entre a produção da comida no cotidiano e suas implicações no mundo simbólico, assim como a necessidade de pensar os códigos da cultura para estudar o fenômeno da alimentação são os eixos norteadores das diferentes abordagens de pesquisa reunidas na coletânea sobre a relação entre a comida, a cultura e a sociedade.