O Rock Underground De São Gonçalo E Suas Praças: Centralidades Em Disputa Na Construção De Uma Cena Cultural.

O rock é um movimento cultural com mais de sessenta anos de existência. Nesse longo caminho já influenciou e foi também influenciado pelas dinâmicas do capitalismo urbano. Em nosso trabalho focaremos em como o rock se constituiu como movimento cultural dentro das cidades, quais os espaços que ele disputa e como seus participantes influenciam na construção do espaço geográfico. Nosso foco empírico foi o rock underground na cidade de São Gonçalo e, assim, nos utilizamos do conceito de território-rede para melhor compreender as dinâmicas fomentadas por e a partir do rock, com atenção especial para o importante conflito de uso nas praças Chico Mendes e Zé Garoto. A centralidade exposta por essas duas praças a partir da territorialidade do rock underground na construção de sua cena musical também será abordada em nosso trabalho.