Almanaque de formação continuada do professor – Vol. 03

O percurso social como cenário das tendências pedagógicas e as teorias reprodutivistas, evidenciam que o ser humano é constituído de elementos individuais e sociais, ou seja, a integração do conhecimento onde promovem habilidades crítico-analíticas, resolução de problemas, comunicação eficaz e trabalho em equipe. Nesse contexto, o homem é um ser social e suas relações não são neutras, mas articuladas pelas relações de poder, interesses econômicos, culturais e ideológicos. Relações que não representam apenas identidades individuais, mas reproduzem estruturas sociais mais amplas. Sendo assim, tais relações apresentam um nível complexo de interações que conectam e buscam elucidar as práticas pedagógicas voltadas para a educação socioemocional, valorizando saberes, habilidades e experiências. Diante dessa interação, vislumbra-se o processo formativo significativo aos docentes, que estruturam e estabelecem ações que corroboram com uma sociedade inclusiva e solidária – que inclui e aponta caminhos – para a harmonia entre os pares. Outrossim, a individualidade e sociabilidade de cada ser, promovem caminhos para o trabalho docente e sua significação na sociedade. Destarte, a coleção Almanaque de formação continuada do professor – Edição especial, volume 3, apresenta ao leitor compreensões sobre a prática social que caracteriza o capitalismo, em geral, como conteúdo político que precisa estar alinhado ao objeto de conhecimento escolar. Assim, por meio de cada discussão teórica, espera-se que a coleção possa ampliar e desenvolver a ideia pautada nos conceitos do trabalho, da educação e do ser humano enquanto ser social, e que pertence ao meio cultural em que vive.