Uma das primeiras obras de ficção-científica moderna, Avatar (1856) é o prenúncio da inspiração de autores como H. G. Wells e Jules Verne. Gautier cria uma atmosfera elegante e misteriosa que nos envolve em uma névoa mágica. Octave de Saville se apaixona pela condessa lituana Prascovie Labinska. Infelizmente, ela rejeita seus avanços e permanece fiel ao marido, o conde Olaf, ocasionando em Octave um estado progressivo de depressão. Seus amigos e parentes não conseguem entender a origem de sua doença e recorrem a um médico peculiar e enigmático que passou vários anos na Índia, o doutor Balthazar Cherbonneau, que se oferece para trocar a mente de Octave com a de Olaf usando de seus conhecimentos ancestrais. Esta edição de Avatar integra a segunda temporada do projeto Literatura Livre, fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto Mojo de Comunicação Intercultural, que promove o acesso gratuito a obras clássicas em domínio público por meio da tradução direta do idioma original.