Bússola

"BÚSSOLA" "Direcionando a escolha certa" Introdução O mundo está passando por um dos piores períodos de sua história conhecida, onde nossos jovens e crianças estão se matando, e a principal arma utilizada são as Drogas, sejam elas legais, tendo como melhor exemplo as bebidas alcoólicas; sejam as ilícitas, como maconha, cocaína, etc. e muitas outras antigas e novas, que a cada dia são lançadas no mercado negro. E por que nossos jovens vão de encontro com as drogas? O que eles buscam nas drogas? Fuga de algum problema? Adrenalina? Emoção? Coragem? Precisamos mostrar, e provar, que tudo isto pode ser conseguido com ações que não envolvam drogas, esporte, cultura, lazer, cidadania e muito mais. Tudo isto podemos só podemos conseguir através da Educação. Há muito tempo a sociedade procura combater estas drogas. Muitas tragédias já aconteceram por causa delas. Estes "combates" estão sendo realizadas de várias maneiras, seja com o trabalho da justiça, através da repressão da polícia no combate ao narcotráfico, ou com o apoio de instituições criadas especificamente para dar apoio a viciados que tentam se livrar das drogas, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e tantas clínicas de recuperação, onde jovens são trancados, com a melhor das intenções, na tentativa de deixá-los "limpo", de livrá-los deste vício que não corrói só a ele, mas também todos que estão próximos, família, parentes, amigos, nossa sociedade em geral. Nossos adultos não estão preparados para enfrentar estes distúrbios sociais, isto entre pais e professores. Muitas vezes nos deparamos com escolas fechadas porque aconteceu algum crime, ou porque os traficantes ordenaram, e professores assustados, mais ainda por não terem o preparo técnico e didático na questão prevenção de drogas e por isto não conseguem saber como enfrentar este tipo de problema, e por não receberem o respeito que merece dentro da própria sala de aula. Muitas vezes dentro da própria residência, os pais não sabem que atitude tomar, pois com a correria do mundo moderno, não conseguem mais aplicar metodologias de ensino no lar, ou por falta de tempo ou por desconhecerem tais métodos, sendo assim o nosso jovem, sem princípios, não respeita os direitos individuais e coletivos numa sociedade; outro defeito de vivência familiar é não acreditar que as drogas poderão invadir o próprio lar, mas esquecem de que não ficam com os filhos vinte e quatro horas por dia, e que o jovem, por sua própria característica é um rebelde, um aventureiro, sempre em busca de novas descobertas. E estas novas descobertas geralmente acontecem nas escolas, pois é onde a criança, o jovem, encontra amigos, e muitas vezes não tem o discernimento apurado para diferenciar os bons amigos, dos maus. O principal objetivo deste projeto é prevenir crianças, jovens e adultos para que não cheguem a utilizar drogas. Todos sabem o quanto é difícil chegar diretamente até um jovem devido a esta "rebeldia", muitas vezes sem idade suficiente acha que já é sabedor de tudo e mais um pouco, sendo necessário tato especial que é encontrado em pessoas de confiança desta criança/jovem, que podem ser professores, pais, parentes e até mesmo amigos mais velhos, afinal a criança/jovem sempre se espelha naqueles que admira. Estas pessoas que a criança/jovem admira se tornam importantes meios para se chegar a este objetivo, sendo assim, nossa proposta é prepará-los para esta tarefa, e esta preparação será apresentada nos itens a seguir. Justificativa É certo que assim como a cultura de um povo, a educação não acontece da noite para o dia, mas sim de longos anos de ensinamentos, de exemplos que os mais jovens tendem a seguir, e vale lembrar "o jovem se espelha nos adultos de hoje, para copiá-los amanhã".