Da Caá-í, Congõi Ou Kukuai Ao Chimarrão

Este livro valoriza as origens e a prática do cultivo da erva-mate e do culto ao chimarrão no Planalto Catarinense, objetivando a caracterização da existência destas tradições na Região do Contestado, área central do Estado de Santa Catarina, a exemplo do que já se fez e ainda se faz no Rio Grande do Sul, no Paraná, no Mato Grosso do Sul e, também, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. A pesquisa do autor em torno de Erva-Mate & Chimarrão começou na década de 1970, simultaneamente a outros estudos sobre o Contestado. Despretensiosa, a investigação científica foi realizada dentro dos moldes acadêmicos da História Cultural, propondo a busca de respostas para saber se tanto o cultivo da erva-mate como a cultura do chimarrão tinham origens e pertenciam ao primitivismo também no Espaço Livre do Contestado, pelas mãos do Homem do Contestado. Nilson Thomé mostra a importância de se conhecer o real significado do mate para a economia do caboclo pardo e entender mais o seu envolvimento com este complexo produtivo, cultural e folclórico.