Exposição Ocupacional E O Sistema Hematopoiético

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas e em alguns ambientes de trabalho ocorrem as maiores concentrações de agentes cancerígenos, quando comparados a outros ambientes. Vários fatores ambientais podem influenciar para que ocorram alterações a nível molecular nas células-tronco hematopoiéticas, podendo ter como consequência a diferenciação e proliferação celulares anormais e o desenvolvimento de cânceres hematológicos. A carência de registros epidemiológicos de neoplasias profissionais no país impossibilita a detecção das situações de risco e sua prevenção de forma eficiente. Desta forma, este e-book tem o intuito de trazer uma revisão sobre a exposição ocupacional e sua relação com os canceres do sistema hematológico, provocando a população para a prevenção das exposições.