General Flamarion Barreto Lima

LUÍS FLAMARION BARRETO LIMA (Sobral/CE, 19 de outubro de 1912 – Rio de Janeiro/RJ, 16 de janeiro de 1973). Eram seus pais o comerciante Francisco das Chagas Barreto Lima e a senhora Maria Cesarina Lopes Barreto. Em 1934, casa-se com a Sra. Neuza de Oliveira Lopes, com quem teve 5 filhos. Inicia os estudos primários em Sobral, logo depois ingressando no Colégio Militar de Fortaleza donde conclui os estudos ginasiais, com louvor. Posteriormente, ingressa na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, iniciando assim sua longa e célebre carreira militar, chegando ao posto de General de Brigada. Dentre suas homenagens, recebeu a Comenda Santos Dumont, além de nominar o Tiro de Guerra de sua cidade natal. Era professor da Escola Superior de Guerra – ESG, da Escola de Preparação de Cadetes do Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, compôs a Comissão Diretora da Biblioteca Militar vinculado ao Ministério da Guerra e foi patrono da Cadeira Nº 45, da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – AHMTB e da cadeira Nº 113 do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil - IGHMB. Publicou, ainda, vários livros sobre aspectos históricos, geográficos, antropológicos, psíquicos e humanos do Brasil, América Latina e EUA, além de elaborar Almanaque sobre História Militar, inclusive, tais escritos, compondo parte da famosa Enciclopédia Larousse. Muitos desses exemplares podem ser encontrados em bibliotecas na maioria das universidades americanas tais como a Yale University Library além da New York Public Library System e da maior biblioteca do mundo a Library of Congress em Washington, D.C.