O retorno

Joseph Brodsky colocou Platonov na companhia de Proust, Musil e Joyce. O tradutor de Platonov, Robert Chandler, e a autora Penelope Fitzgerald, apontaram o conto "O Retorno" como sua obra-prima. "O Retorno" (Возвращение, 1946) é sua última obra escrita e também é nela em que Platonov retoma o seu estilo realista, abandonando o duplo discurso surrealista anterior em sua obra — que o autor revela em seus livros anteriores A fundação e Alma. Logo no término da grande guerra, após muitos anos longe da família, o capitão da guarda Aleksei Ivanov se prepara para voltar para casa. Sua esposa o aguarda ansiosa, seu filho mais velho se tornou o homem da casa antes do tempo e sua filha mais nova sequer se lembra dele. A distância e o sofrimento tiveram efeitos diferentes em cada um dos membros da família e o reencontro não é um grande alívio para todos. Menos uma epifania familiar do que uma luta pela sobrevivência, pai, mãe e filhos estão subjugados a cumprir seus papéis em detrimento de seus desejos, paixões e sonhos. Esta edição de O retorno integra a segunda temporada do projeto Literatura Livre, fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto Mojo de Comunicação Intercultural, que promove o acesso gratuito a obras clássicas em domínio público por meio da tradução direta do idioma original.